M2 - Contextos iniciais da inclusão escolar e a Educação Física
-
Prezado(a) professor(a),
Seja bem-vindo(a) ao Módulo II do curso "Educação Física escolar inclusiva".
Este módulo tem o objetivo específico de apresentar o contexto histórico e marcos legais da Educação Especial e Inclusiva no contexto internacional e nacional, bem como compreender a organização das políticas públicas municipais para a inclusão do aluno público-alvo da Educação Especial, de modo a possibilitar a reflexão desse processo nas aulas de Educação Física.
Para concluí-lo e avançar ao próximo módulo, você deverá:
👉 Assistir ao vídeo "Contexto histórico e marcos legais da Educação Especial Inclusiva", gravado pela Profa. Dra. Tânia Maria Filiú de Souza, chefe do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva (CMEEI) da REME e posteriormente acessar seus slides;
👉 Acessar o documento na íntegra da "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva";
👉 Realizar a leitura do documento "O papel da Educação Física e o seu contexto inclusivo";
👉 Realizar a leitura do artigo "Como promover a inclusão nas aulas de Educação Física? A adaptação como caminho";
👉 Assistir ao vídeo "O caso da Educação Física inclusiva - Brasil | Regular | Estudos de Caso", disponível no Canal Instituto Rodrigo Mendes;
👉 Assistir ao vídeo "Referencial Curricular da REME e educação inclusiva", gravado pelo Prof. Me. Gildiney Alencar (Divisão de Ensino Fundamental e Médio) e Profa. Ma. Dayani Cruz (Divisão de Educação Infantil) e, posteriormente, acessar seus slides;
👉 Acessar o documento "Referencial Curricular de Educação Física";
👉 Realizar a "Atividade de fixação do módulo";
👉 Acessar os materiais complementares do "I Seminário de Educação Física escolar inclusiva da REME: reflexões sobre a inclusão na Educação Física escolar", realizado nos dias 21 e 22 de junho de 2024.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-