• Circulação de acervo

    • Após a realização do tombo e inserção dos alunos no banco de dados do usuário, o acervo já estará apto para rotina de circulação.

      A rotina de circulação objetiva gerenciar os empréstimos bibliográficos, consultas locais, devoluções e histórico automatizado, sem perder o controle do seu acervo.

       O empréstimo ocorre por meio da inserção de um código do usuário no campo, como também o tombo do livro, com vistas a demonstrar que o livro encontra-se emprestado no sistema.

      Para mais segurança, pode-se utilizar um caderno para o controle de empréstimos, contendo o número do tombo e a identificação do usuário.

      Para efetuar a devolução sugere-se providenciar uma caixa de devolução ou o material pode ser entregue em mãos para o responsável que atua na biblioteca.

      Para fazer a devolução pelo software, basta selecionar “devolução”, digitar o número do tombo e assim tornar o livro apto a circulação novamente.

      Para saber de todos os empréstimos sejam eles atrasados, ou não, existe a opção de relatórios que se encontra na parte esquerda do software, descrita como “Relatórios ”.

       

      E assim, os profissionais que atuam na biblioteca, terão acesso a todos os tipos de relatórios referentes a rotina de circulação de acervo.